sexta-feira, 25 de maio de 2012

VEÍCULOS HÍBRIDOS.




CARRO movido a HIDROGÊNIO.
 


MOTO movida a HIDROGÊNIO.





Híbrido XR3 na reta final para produção.
xr3 

Tem sido um longo período para Robert Q. Riley e seu XR3, mas as coisas estão acontecendo. O XR3, um plug-in híbrido de três rodas desenhado para ser o mais leve possível, tem sido desenvolvido há anos e está quase pronto para produção. Riley tem oferecido o XR3 como um kit para carro desde o ano passado em seu website.
Segundo a explicação de Riley no AutoblogGreen, o protótipo chegará em poucas semanas nos arredores de Cleveland, e depois irá para o Centro de Pesquisa Automotivo para ser efetuado uma série de pesquisas e testes a fim de fazer várias mudanças para melhorar a série, e então solidificar o design para produção.
O veículo tem um tamanho adequado ao ambiente urbano. Onde centenas de milhares de carros de 5 lugares costumam carregar apenas uma pessoa, este carro de 2 lugares promete economizar bastante espaço e ser quase tão ágil quanto uma motocicleta.
Mais informação virá de acordo com o começo dos testes, diz Riley. O XR3 possui um sistema híbrido de motor elétrico e de combustão que juntos podem fazer render muito mais a o dinheiro que você gasta com gasolina.

xr3
xr3
xr3



Robert Riley - o híbrido XR3.[Foto] XR3 visão lateral

De longe, o mais interessante sobre este carro não é o fato de ele chegar a 53,1 Km/L com biodísel, ou 95,6 Km/L no modo híbrido, tampouco o fato de ele ter somente três rodas. O incrível - e por pouco inacreditável -, é que este veículo é do tipo "monte você mesmo". Sim. Os planos podem ser adquiridos por US$ 170 no site do desenhista, e as peças não vêm inclusas. Exatamente por isso, o preço final do automível varia muito, mas as estimativas são de que, no máximo, irão ser gastos RS$25.000. Dependendo das escolhas de peças, o preço pode cair para até US$7.500.

[Foto] Visão frontal lateral do XR3
[Foto] Visão posterior e lateral do XR3

Pesando em média 671 Kg, o XR3 tem velocidade máxima de 128 km/h, e sua bateria dura somente 74 km (se usada sozinha). Mas ela pode ser recarregada em qualquer tomada de parede. O carro pode funcionar só na bateria, ou só com diesel, ou também com os dois juntos.

O carrinho tem lugar para dois passageiros.

[Foto] Um dos desenhos do manual

A princípio, qualquer pessoa com um mínimo de habilidade é capaz de montar o XR3. Uma das possibilidades, inclusive, é alterar o seu carro, seguindo as instruções do manual do XR3. Mas então, pessoal, a quem interessa, mãos a obra!